Goleadas de Holanda e Alemanha são destaques da 1ª rodada da Copa

Por William Amaral

Espanha e Portugal juntam cascos para buscar classificação

No Grupo B, a atual campeã Espanha reeditou com a Holanda, a final da Copa-2010. A Fúria, como sempre, ditava o ritmo do jogo, e vencia por 1 a 0, gol de Xabi Alonso, quando David Silva perdeu a chance de ampliar ao tentar encobrir o goleiro.

No lance seguinte, Van Persie empatou de peixinho e a Laranja Mecânica voltou do intervalo acreditando e atropelando o time de Diego Costa, que não conseguiu evitar a goleada. 5 a 1 para a Holanda, com dois de Van Persie, dois de Robben e um do zagueiro De Vrij. No outro jogo do grupo, o Chile passou com certa facilidade pela Austrália por 3 a 1, com gols de Alexis Sanchez, Valdívia e Beausejour, enquanto Cahill descontou para o time da terra dos cangurus.

Pelo Grupo C, o esperado jogo duro entre Colômbia e Grécia não aconteceu. Os latinos foram muito superiores e venceram por 3 a 0, com gols de Armero, Gutiérrez e do melhor jogador da partida, James Rodríguez. Outro destaque ficou por conta da coreografia organizada pelo ex-palmeirense Armero, que dançou com os companheiros o primeiro gol colombiano na Copa. Na outra partida do grupo, o Japão saiu na frente da Costa do Marfim, com Honda no início do primeiro tempo. Os africanos buscaram o empate e só conseguiram a partir da entrada da estrela Didier Drogba. Bony empatou e Gervinho virou o jogo para os marfinenses, que mostraram um grande futebol e venceram por 2 a 1.

No Grupo D, o chamado grupo da morte, Itália e Inglaterra protagonizaram um grande jogo, que teve como destaque o veterano craque, Pirlo. As equipes foram para o intervalo empatadas em 1 a 1, com gols de Marchisio para os italianos e Sturridge para os ingleses. Na segunda etapa, Balotelli fez de cabeça o gol da vitória italiana. Os ingleses sofreram com câimbras, provocadas pelo intenso calor manauara. Na outra partida do grupo, o Uruguai decepcionou e foi derrotado de virada pela Costa Rica, por 3 a 1. O time celeste sentiu falta de seu principal jogador, Luis Suarez e jogou muito mal. Cavani marcou para os uruguaios, enquanto Campbell, Duarte e Ureña fizeram para os vencedores, que lideram o disputado grupo.

O Grupo E teve a boa estreia da França, que goleou a fraca Honduras com facilidade. 3 a 0 com dois gols de Benzema e um gol contra do goleiro hundurenho, que poderia ter sido dado a Benzema. No outro jogo do grupo, Suíça e Equador fizeram um jogo muito parelho e o time europeu conseguiu a vitória por 2 a 1, com um gol marcado aos 47 do segundo tempo, com Seferovic. O outro gol suíço foi marcado por Mehmedi, enquanto Enner Valencia abriu o placar para os equatorianos.

No Grupo F, a Argentina mostrou que precisa melhorar muito se quiser ser campeã no Brasil. Apesar da vitória sobre a Bósnia, os argentinos mostraram que não estão taticamente afinados e poderiam ter sofrido o empate no fim. Com um gol contra a seu favor logo no início, os argentinos cozinharam a partida e a equipe só cresceu no segundo tempo, graças às boas jogadas de Messi, que marcou um belo gol. Ibisevic diminuiu para os bósnios e o jogo encerrou em 2 a 1. Na outra partida do grupo, Irã e Nigéria empataram sem gols, protagonizando a pior partida do Mundial até então.

Pelo Grupo G, a Alemanha mostrou o melhor futebol entre todas as equipes do Mundial e aplicou uma incrível goleada sobre Portugal, por 4 a 0, fora as chances desperdiçadas. Muller fez três gols e Hummels completou. O badalado Cristiano Ronaldo pouco pôde fazer diante da imponência alemã. Já o brasileiro naturalizado português, Pepe, foi expulso após dar uma leve cabeçada em Muller e comprometeu muito o time de CR7. Na outra partida do grupo, EUA e Gana fizeram ótimo jogo, que terminou com vitória dos americanos por 2 a 1, com gols de Dempsey e Brooks, enquanto André Ayew marcou par os africanos.

O Grupo H terá seus dois jogos hoje, no mesmo dia da segunda partida da seleção brasileira. Bélgica, Argélia, Rússia e Coréia do Sul integram o grupo.





Comentários