Direto de Maricá: esgoto a céu aberto põe em risco a saúde da população

Mais uma mentira e descaso do prefeito Washington Quaquá (PT) com o povo da cidade de Maricá, no Rio de Janeiro. Trata-se do canal da cidade, que passa quase ao lado da prefeitura, transformado em um canal de esgoto a céu aberto.

Moradores e pedestres convivem com o mau cheiro do rio
Mumbuca (Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)
Durante a ocasião de sua campanha eleitoral em 2008, quando concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito, Quaquá, em seus comícios, não se cansava de afirmar que no final do seu mandato iria beber a água do rio Mumbuca, onde, segundo ele, passara os melhores momentos de sua infância.

No entanto, passado o primeiro mandato e já na metade do segundo, nenhuma providência foi tomada para despoluir o rio e o resultado, hoje, é que o canal tornou-se um verdadeiro esgoto a céu aberto exalando um insuportável mau cheiro, prejudicando a saúde de milhares de pessoas que moram, trabalham ou passam ao lado dele, diariamente.

O 'Mumbuca' é considerado um importante rio da cidade, pois corta diversos bairros, indo da nascente no Silvado até a sua foz em Araçatiba. Em fevereiro de 2011, a Secretaria de Meio Ambiente, de Obras, de Educação, Agricultura e Pesca, Assistência Social, Gestão e Metas e Projetos Especiais se uniram para despoluir o rio, mas parece que o plano caiu no esquecimento e o projeto foi abandonado.

A situação é preocupante, levando em consideração que, ao lado do canal, próximo à rua Álvares de Castro, onde por sinal fica a sede da prefeitura e de algumas secretarias, há uma escola com centenas de crianças que diariamente respiram o mau cheiro que exala do esgoto no rio.

A Prefeitura de Maricá não quis se pronunciar sobre o caso. Confira o vídeo e fotos, a seguir:











Comentários

  1. TROCO ESSE ESGOTO DAI PELO O DA RUA 32 NO JARDIM ATLANTICO

    ResponderExcluir
  2. Se tem esgoto na rua 32 é porque os construtores não executaram a fossa, o filtro e o sumidouro das casas conforme previsto no código de obras do município. Exatamente como fizeram alguns vizinhos idiotas que eu tenho em minha rua, que também lançam esgoto direto em vala negra.

    ResponderExcluir
  3. Caro Bessa, cometeste um erro crasso e básico para qualquer um que se diga jornalista, faltou apuração: ESTE NÃO É O RIO MUMBUCA E, SIM, O CANAL DA CIDADE, QUE PASSA AO LADO DA PREFEITURA!!!! O rio Mumbuca é o que passa sob a ponte...DA MUMBUCA, CLARO!!! Não bastasse o direcionamento maldodo do texto, ainda tem informação errada. Vai aprender a fazer, amigo...

    Assinado: um jornalista com 14 anos de experiência...e diplomado!

    ResponderExcluir
  4. O PREFEITO MENTIROSO......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.