Itaipuaçu: Moradores reclamam de fumaça no ar e denunciam descaso das autoridades

Moradores Itaipuaçu, no distrito de Maricá, litoral norte da região metropolitana do Rio, denunciam que uma névoa de fumaça causada por queimadas se espalha pela área há vários dias trazendo riscos à saúde da população do local.

A situação, inédita, ainda conta com o descaso das autoridades municipais e estaduais. Até agora a Defesa Civil, o INEA e as secretarias de Ambiente e Saúde ainda não compareceram à localidade.

Segundo informações, a fumaça provém de queimadas em mato e lixo. De acordo com D. Nilza, moradora do bairro São Bento da Lagoa, além de causar dificuldade na respiração, a fumaça invade as residências impregnando as roupas no varal.

Para Renato, outro morador, especialista em questões ambientais, "o acúmulo do lixo começa a expelir gases e, com esse calor muito grande, eles entram em combustão espontânea", opina.

No centro de Itaipuaçu (Barroco) a fumaça paira no ar
(Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)
Já um outro residente, Fábio, escreveu à nossa redação e desabafou: "É com muita revolta, vergonha  e indignação que pergunto a todos em Itaipuaçu:  Ninguém vai fazer nada contra essas queimadas que estão tomando conta, principalmente de Itaocaia e Morada das Águias? Todos os dias desde que o verão começou temos que ver tudo pegar fogo e cheirar muita fumaça até de manhã cedo. Os órgãos( Polícia Florestal e INEA) não fazem nada e um joga para o outro a responsabilidade. Pra que servem? Pra jogar mais dinheiro público pelo ralo?  Eu tenho vergonha desse lugar, desse poder público corrupto e desse povo passivo que ri da própria desgraça. Nojo!(veja na seção Boca no Trombone).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, por causa das queimadas, do intenso calor, falta de vento e chuva, a pressão atmosférica faz força para baixo causando um fenômeno conhecido como efeito estufa, deletério à saúde.





Comentários

  1. Atear fogo ao mato seco é um hábito cultural do brasileiro herdado dos índios. Não acredito que só o apelo de alguns faça isso mudar, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Essas queimadas são intencionais. Moro aqui há 12 anos nunca vi nada igual. Há especulação imobiliária e crescimento desordenado da cidade e as autoridades não fazem nada por que também tem interesses.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.