Lula estará em Maricá nesta quarta-feira (06)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado na Lava Jato (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)Por Marcelo Bessa - O ex-presidente Lula, condenado a 9 anos e seis meses de prisão na Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, estará em Maricá na noite desta quarta-feira (06). O acontecimento tem mobilizado políticos, petistas e aliados nas redes sociais para que a população maricaense compareça em massa ao evento que será realizado na principal praça da cidade.

Apesar dos constantes "lives" e apelos realizados pelos petistas, inclusive pelo próprio prefeito Fabiano Horta (PT) na rede social Facebook, o comparecimento da população tornou-se uma incógnita em virtude do pouco entusiasmo demonstrado pelos moradores nas ruas.

Em agosto, a caravana do ex-presidente Lula percorreu nove estados na região nordeste e, segundo informações publicadas em diversas mídias regionais, o saldo não foi muito animador. Em Campina Grande, na Paraíba, apenas um punhado de militantes sindicalistas e integrantes do MST estiveram presentes à solenidade (confira no vídeo ao final desta reportagem).

Para alguns petistas o quadro atual é preocupante. Além do fantástico crescimento na popularidade do deputado Jair Bolsonaro - seu provável adversário direto na disputa à presidência da república em 2018, o desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, concluiu seu voto de relator no recurso do ex-presidente contra a condenação em primeira instância no processo da Lava Jato. No entanto, ainda não há data para o julgamento. Até lá, o conteúdo do voto do relator é sigiloso e fica disponível somente para os desembargadores da 8ª turma, que analisarão o caso. Mas, de acordo com alguns comentários nos bastidores, devido a surpreendente agilidade na conclusão do voto do desembargador, o julgamento pode ser realizado em meados de março. Caso o Tribunal condene o ex-presidente, Lula irá para a cadeia.

A caravana ainda passará por Itaboraí, Duque de Caxias, Belford Roxo e Nova Iguaçu. O encerramento acontece na próxima sexta-feira (8).


Comentários