Em Maricá, mudanças no trânsito complicam a vida de motoristas no centro da cidade

As recentes mudanças e inversões de fluxo realizadas no trânsito, sem prévia comunicação aos motoristas, causaram um caos nas ruas do centro de Maricá na manhã desta terça-feira (12).

Foto: Marcos Fabrício
Segundo informações, tanto os motoristas quanto os próprios agentes de trânsito foram pegos de surpresa. Uma das principais causas de todo esse caos, segundo informações, é a obra de instalação de uma rotatória entre as ruas Abreu Rangel, Abreu Sodré e Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa.

De acordo com o site da prefeitura, o reordenamento inclui mudanças de sentidos e retiradas de faixas e ‘tachões’. A Rua Abreu Rangel entre a esquina com a Rua Senador Macedo Soares e a altura da ponte da Mumbuca passou a ter sentido duplo. Já a Rua Abreu Sodré, da mesma rotatória até a praça Conselheiro Macedo Soares (praça ‘de cima’), está sendo preparada para também ter tráfego em mão dupla. Com isso, a conversão em direção ao Centro próximo a ponte não é mais permitida.

Outras modificações estão previstas para serem implementadas ao longo da semana, como a inversão de sentido do trecho da Rua Senador Macedo Soares entre as ruas Ribeiro de Almeida e Abreu Rangel. A própria Ribeiro de Almeida, conhecida como ‘rua dos bancos’, também terá sua mão invertida com acesso pela esquina com a Rua Domício da Gama, em frente à Praça Orlando de Barros Pimentel.

Segundo o engenheiro de trânsito Victor Guimarães, responsável pelo projeto, a abertura da Rua Abreu Rangel é necessária para garantir o fluxo de saída da região quando a Rua Barão de Inoã for fechada ao trânsito e passar por adaptações para, em seguida, ter sua mão também invertida e se tornar outra opção para quem chega ao Centro.

“Esta etapa depende da retirada de postes que estão na rotatória da ponte da Mumbuca exatamente no traçado que queremos abrir para dar a opção de retorno para que sai do Centro. A lentidão deste primeiro dia já era esperada, mas era preciso ter uma via de saída. O projeto estará plenamente executado quando a Rua Barão de Inoã começar a operar no sentido oposto ao atual. O motorista vai sentir de fato a diferença”, afirmou Victor, informando que já está sendo feito o levantamento topográfico da rotatória.


Comentários