Moradores de Itaipuaçu passam sufoco no hospital

Não é de hoje que o vereador Chiquinho do Trailler (PP) vem fiscalizando a saúde do município de Maricá. Desde o início da semana, vem denunciando que não há médicos nos postos de saúde em diversos bairros. O resultado aponta falta de profissionais em São José do Imbassaí, Bambuí, Marinelândia, Inoã, Mumbuca e Ubatiba. Não bastasse, na última terça-feira, Chiquinho, que é da bancada da oposição, gravou um vídeo no hospital ao lado de dezenas de pacientes marcados para um exame de ecocardiograma. Porém, o médico responsável não compareceu (veja o vídeo). Isso gerou um clima de revolta entre todos os presentes.

Segundo informações, os pacientes (todos moradores de Itaipuaçu e na maioria idosos) estavam com os exames marcados desde agosto. Outro fator revoltante foi a constatação, por parte do vereador, de que a sala da coordenação estava trancada e não apareceu nenhum funcionário para dar satisfação aos pacientes.

 De outro lado, a secretária de saúde, Dra. Simone Costa alega que, apesar do município possuir 2 médicos que fazem ecocardiograma, o médico responsável por aquele exame, que por sinal está com problemas sérios de saúde, passou mal no caminho do hospital e não teve como avisar. No entanto, admite que, neste caso, houve falha administrativa pois no seu entender algum funcionário podia ter reinserido os nomes das pessoas no sistema e remarcado os exames.

Segundo a Dra. Simone, o vereador Chiquinho não entendeu a complexidade do problema naquele momento: "Não podemos simplesmente substituir um médico por outro de repente ou pegar qualquer médico ali na esquina; não é assim que funciona", disse a secretária de saúde.

Ainda de acordo com a secretária Simone, o fim do "Programa Mais Médicos" afetou consideravelmente a celeridade do atendimento quanto à substituição de médicos em situações similares.

Comentários