Maricá: Secretária de Saúde esclarece dúvidas sobre a vacinação no município


A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, informou na última terça-feira (23) que deu continuidade à vacinação contra a Covid-19 imunizando os Agentes Comunitários, oficiais de farmácias e administradores. De acordo com a notícia, ao todo, foram vacinadas 496 pessoas.

Já nesta quarta-feira, a secretária de Saúde, Simone Costa, em uma transmissão ao vivo, disse que "a estratégia adotada no município é de assegurar a segunda dose a todos que receberem a primeira - ao contrário da ação de outros municípios, que utilizaram todo o quantitativo para dar a primeira dose e se viram sem vacina para todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários, paralisando todo o processo. Portanto, todos os indivíduos que receberam a primeira dose estão com a segunda dose garantida". Ainda segundo a secretária, o cronograma municipal só muda de etapa quando há doses suficientes para completar o contingente previsto. 

Sobre as críticas recebidas relativas à lentidão e à falta de um calendário preestabelecido, Simone retrucou informando que a velocidade da campanha de imunização depende da quantidade de vacinas recebidas e que esse dado nunca é passado com antecedência: "o governo do estado de um dia para o outro avisa que teremos direito a determinado número de vacinas. Como o intervalo entre as doses da Coronavac é de 21 dias, optamos por aplicar a segunda dose em quem recebeu a primeira”. 

Ainda de acordo com a secretária, todos os dados sobre a vacinação - quantidade de vacinas recebidas e aplicadas estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Maricá e os mesmos são atualizados semanalmente. 

Com relação à pequena quantidade de vacinas que já chegaram à cidade desde 19 de janeiro – quando foi iniciada a vacinação – esclareceu que a distribuição do imunizante é feita com base nos dados populacionais oficiais do IBGE, que estão desatualizados.

“Pelo IBGE, Maricá tem cerca de 162 mil habitantes, mas nós que trabalhamos aqui sabemos que a população aumentou neste ano de pandemia. A vacinação contra a H1N1, realizada em abril, nos deu uma boa mostra disso: tínhamos cerca de 18 mil idosos na cidade, segundo nosso cadastro, mas terminamos vacinando 25 mil pessoas. E hoje, nosso cadastro mostra 29. 431 idosos de mais de 60 anos, fora os que não estão cadastrados. Já oficiamos o governo do estado para demonstrar que precisamos de mais vacinas do que recebemos”. 

A secretária também esclareceu que, para agilizar todo o processo de vacinação dos idosos por faixa etária, é importante que todos estejam cadastrados na Estratégia de Saúde da Família, que é feito na unidade de Saúde do bairro onde a pessoa vive, ou também através dos Agentes Comunitários de Saúde. 

Comentários