Maricá: Anvisa nega pedido de importação da Vacina Sputinik V


Recentemente, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou a aquisição de 500 mil doses da vacina russa Sputnik V. No entanto, a 
Anvisa, determinou o envio de uma equipe até Moscou para sanar “dúvidas” relativas à certificação técnica da vacina. 

“Entramos com o pedido de importar a Sputnik e fomos o primeiro município a fazer isso no brasil. Montamos um plano fármaco epidemiológico pioneiro no brasil e atualizamos o plano de plano de vacinação do município para podermos avançar”, esclareceu o prefeito Fabiano Horta.

 

Por outro lado, a Anvisa alega que a certificação russa não teria a comprovação do atendimento aos padrões de eficácia, qualidade e segurança exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e está exigindo mais esclarecimentos, conforme documento enviado pela agência ao gabinete do prefeito nesta segunda-feira, 12/04, em resposta ao pedido de aval à compra.  

 

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá (ICTim), Celso Pansera, a Prefeitura sustenta seu entendimento na avaliação da Agência de Saúde da Rússia, que, no seu entender, tem reconhecimento internacional. 

Comentários